Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado retoma hoje votação de projeto contra abuso de autoridade

Política

Senado retoma hoje votação de projeto contra abuso de autoridade

Texto prevê aumento da pena mínima para os crimes contra a administração - incluindo corrupção e peculato - de dois para quatro anos de prisão.

Senado retoma hoje votação de projeto contra abuso de autoridade

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Por: Juliana Almirante no dia 26 de junho de 2019 às 11:20

O Senado Federal retoma hoje (26) a discussão do projeto de lei que coíbe o abuso de autoridade, de acordo com a Folha. 

A medida está inserida no projeto que trata de medidas anticorrupção. O texto deve ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela manhã e à tarde no plenário do Senado.

A votação ocorre em meio à crise desencadeada pela revelação de trocas de mensagens entre o ex-juiz federal e ministro Sergio Moro (Justiça), e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

Segundo o texto do relator da proposta, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ficaria proibida a criminalização da interpretação de juízes e seria exigida a comprovação de dolo específico, ou seja, vontade de praticar o abuso de autoridade.

"Abuso de autoridade serão aqueles casos muito extremos em que há um excesso evidente do exercício funcional", afirmou Pacheco à reportagem. 

O texto prevê aumento da pena mínima para os crimes contra a administração - incluindo corrupção e peculato - de dois para quatro anos de prisão.

O projeto também pode enquadrar como "crime hediondo" quando envolver valor superior a 10 mil salários mínimos, e cria dois crimes no Código Eleitoral, relativos à compra de votos e ao caixa dois em campanha.