Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Eduardo Bolsonaro diz que aceitaria renunciar ao mandato para assumir embaixada

Política

Eduardo Bolsonaro diz que aceitaria renunciar ao mandato para assumir embaixada

Deputado afirmou que, caso seja confirmado no posto, assumirá a missão de "reatar as relações" com os EUA e "resgatar a credibilidade brasileira no exterior"

Eduardo Bolsonaro diz que aceitaria renunciar ao mandato para assumir embaixada

Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 12 de julho de 2019 às 08:02

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou ontem (11) que aceitaria renunciar ao mandato caso seja de fato indicado a novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

"Sim, se o presidente Jair Bolsonaro me confiar essa missão, eu estaria disposto a renunciar ao mandato", declarou Eduardo a jornalistas, de acordo com a Folha.

A declaração foi feita pouco depois de o presidente ter confirmado a decisão de indicar seu filho para chefiar a missão diplomática do Brasil em Washington. Bolsonaro chegou a afirmar que a nomeação só dependia dele.

Durante a entrevista, Eduardo tratou a possível nomeação para o cargo sempre como uma hipótese, apesar da confirmação de seu pai. No entanto, ele disse ter as qualificações para comandar a embaixada.

O parlamentar ainda alegou que um estudo de sua assessoria técnica concluiu que sua indicação como embaixador não se enquadraria em normas que vedam casos de nepotismo.

"Cabe aos advogados estudarem a súmula vinculante do STF (Supremo Tribunal Federal). A primeira análise que fizemos aqui seria que não se enquadraria nisso. Seria uma indicação igual à indicação de um ministro, estaria fora da questão do nepotismo", argumentou.

O parlamentar disse que, caso seja confirmado no posto, assumirá a missão de "reatar as relações" com os EUA e "resgatar a credibilidade brasileira no exterior".

Citando o caso de seu irmão Carlos Bolsonaro, que foi eleito vereador no Rio de Janeiro pela primeira vez aos 17 anos, mas conseguiu assumir o mandato por ter atingido a maioridade antes da posse, Eduardo afirmou ser uma "coincidência" o anúncio de seu pai ocorrer um dia depois de o deputado completar 35 anos, idade mínima para alguém ser indicado a embaixador.