Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lava Jato: 64ª fase mira André Esteves

Política

Lava Jato: 64ª fase mira André Esteves

Um dos alvos seria o banqueiro e dono do BTG, André Esteves. A casa e a sede do banco de Esteves são alvos de busca e apreensão

Lava Jato: 64ª fase mira André Esteves

Foto: Esteves quando foi preso em 2015 / Fernando Frazão/ Agência Brasil

Por: Alexandre Galvão no dia 23 de agosto de 2019 às 08:32

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (23) a 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti, com o objetivo de apurar crimes relacionados a recursos contabilizados na planilha “Programa Especial Italiano” gerida pela Odebrecht. De acordo com a Polícia Federal, a operação de hoje tem como base a delação do ex-ministro Antonio Palocci. 

São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro. As ordens judiciais foram autorizadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Um dos alvos seria o banqueiro e dono do BTG, André Esteves. A casa e a sede do banco de Esteves são alvos de busca e apreensão. 

De acordo com os investigadores, além da identificação de beneficiários da planilha “Programa Especial Italiano” e do modus operandi de entregas de valores ilícitos a autoridades, também é objeto desta fase esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira nacional e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos no continente africano – conduta que pode ter lesado os cofres públicos em pelo menos 1,5 bilhão de dólares, que equivalem hoje a aproximadamente R$ 6 bilhões.

O nome da operação significa "arrependidos" e faz referência a termo empregado na Itália para designar pessoas que integraram organizações criminosas e, após suas prisões, decidiram se arrepender e colaborar com as autoridades para o avanço das investigações.