METROPOLE

Sábado, 15 de maio de 2021

Política

Estudantes elegem nova presidente da UNE

Os estudantes que participaram do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) elegeram Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como a nova presidenta da entidade. Segundo a UNE, 4.071 delegados participaram do congresso, representando estudantes de 98% das universidades do país. [Leia mais...]

Estudantes elegem nova presidente da UNE

Foto: Vitor Vogel/Divulgação

Por: Bárbara Gomes no dia 08 de junho de 2015 às 15:15

Os estudantes que participaram do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) elegeram Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como a nova presidenta da entidade. Segundo a UNE, 4.071 delegados participaram do congresso, representando estudantes de 98% das universidades do país.

A eleita é natural de Santos, litoral de São Paulo, tem 26 anos, já foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). Conforme a entidade, ela participou da luta pela conquista do passe livre estudantil nos transportes no estado. A vice-presidente será Moara Correa Saboia, de 25 anos, estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Carina Vitral foi eleita pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”. A chapa obteve 2.367 dos votos de um total de 4.071, o que representa 58,14%.

Mas vale lembrar que a União Nacional dos Estudantes (UNE) não é mais a única entidade nacional que representa os universitários brasileiros. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), por muito tempo tentando liderar a entidade,  resolveu fundar sua própria UNE, a Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (ANEL).

 

TV METRO

Entrevistas

Alice Portugal

Em 14 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Estudantes elegem nova presidente da UNE - Metro 1