Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

PSL tem disputa de listas após Bolsonaro agir para Eduardo ser líder na Câmara

Política

PSL tem disputa de listas após Bolsonaro agir para Eduardo ser líder na Câmara

Versões desencontradas sobre o episódio provocaram uma confusão no protocolo da Casa

PSL tem disputa de listas após Bolsonaro agir para Eduardo ser líder na Câmara

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Por: Juliana Almirante no dia 17 de outubro de 2019 às 07:10

Deputados do PSL deflagraram na noite de ontem (16) uma guerra de listas a fim de definir o líder da bancada na Câmara. A disputa envolve aliados do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da sigla, Luciano Bivar (PE).

O atual líder da bancada na Casa é Delegado Waldir (GO), no entanto, aliados de Bolsonaro querem substituí-lo por Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente. De acordo com a Folha, deputados afirmam que Bolsonaro atuou pessoalmente para influir no processo.

Versões desencontradas sobre o episódio provocaram uma confusão no protocolo da Câmara.

O grupo bolsonarista entregou uma lista com 27 assinaturas para retirar Waldir do comando da bancada. Depois, uma nova lista foi então apresentada com 32 deputados.

Já que o PSL tem 53 parlamentares, a conta acabou não fechando. Então o impasse foi instaurado.

Segundo a reportagem, a lista para manter Waldir na liderança foi a última protocolada e ela que vale por enquanto para a Câmara.

No entanto, Eduardo falou sobre uma eventual substituição. “O meu compromisso aqui é ficar até dezembro, oportunidade em que teremos eleições para o ano que vem”, declarou ele, em entrevista coletiva.

As assinaturas ainda devem ser checadas pela administração da Casa, a fim de conferir se são autênticas. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve autorizar a mudança para que entre em vigor.

Ainda conforme a Folha, os deputados dos dois grupos não mostraram o documento à imprensa.

O grupo de bolsonaristas é composto pelo líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), Carlos Jordy (RJ), Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP), Filipe Barros (PR), além de outros que também assinaram a notificação de Bolsonaro que pede mais transparência no PSL.

À noite, foram divulgados áudios atribuídos por pessoas ligadas ao PSL a Bolsonaro que apontam que seria a ação do presidente para convencer os deputados para a troca do líder do partido. 

Questionado sobre as gravações pela reportagem, o Palácio do Planalto declarou que não comentaria.