MEC anuncia liberação de todo orçamento bloqueado de universidades
Os valores foram liberados agora, segundo o ministério, para que haja tempo de as universidades empenharem os recursos ainda neste ano e garantirem sua execução
![MEC anuncia liberação de todo orçamento bloqueado de universidades [MEC anuncia liberação de todo orçamento bloqueado de universidades]](https://www.metro1.com.br/noticias/81760,mec-anuncia-liberacao-de-todo-orcamento-bloqueado-de-universidades-3.jpg)
Por Alexandre Galvão no dia 18 de Outubro de 2019 ⋅ 11:34
O Ministério da Educação anunciou hoje (18) que vai liberar todo orçamento das universidades e institutos federais que estavam bloqueados.
De acordo com a Folha, a informação foi confirmada pelo ministro Abraham Weintraub. Somados, os valores passam de R$ 1 bilhão e virão de de remanejamentos internos do MEC e devem garantir a execução integral dos recursos discricionários das instituições. Não fazem parte, portanto, de um novo descontingenciamento do orçamento.
A pasta da Educação do governo Jair Bolsonaro (PSL) ainda sofre um bloqueio de recursos, atualmente de R$ 2,9 bilhões, que atinge ações que vão da educação básica à pós-graduação.
Os valores foram liberados agora, segundo o ministério, para que haja tempo de as universidades empenharem os recursos ainda neste ano e garantirem sua execução.