Sábado, 27 de novembro de 2021

Política

Planalto analisa impacto de eventual saída do Mercosul

Ministério da Economia e o de Relações Exteriores debatem com técnicos das pastas e da Advocacia-Geral da União (AGU) para detalhar os acordos e tratados que afetam cada país e o bloco econômico

Planalto analisa impacto de eventual saída do Mercosul

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Matheus Simoni no dia 25 de outubro de 2019 às 07:20

O Planalto já avalia uma possível saída do Brasil do Mercosul e os impactos nas diferentes áreas do governo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o Ministério da Economia e o de Relações Exteriores debatem com técnicos das pastas e da Advocacia-Geral da União (AGU) para detalhar os acordos e tratados que afetam cada país e o bloco econômico.

O governo calcula de forma precisa o impacto de uma ruptura. No entanto, entram nessa conta perdas bilionárias decorrentes do fim das exportações brasileiras com tarifas diferenciadas aos países do bloco e as perdas para cidadãos.

De acordo com a publicação, para entrar e sair nos países vizinhos, seria preciso passaporte com visto. Famílias que  vivem nesses lugares teriam permanência cancelada. Diplomas perderiam a validade e até mesmo as recém-modificadas placas veiculares sofreriam mudanças.

Planalto analisa impacto de eventual saída do Mercosul - Metro 1