Sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

Política

Contra o PT, Lula defende candidaturas próprias nas eleições municipais 

Ex-presidente defende que a legenda precisa apostar em nomes próprios em quantas cidades for possível, especialmente nas capitais do país

Contra o PT, Lula defende candidaturas próprias nas eleições municipais 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 28 de outubro de 2019 às 07:47

Na contramão de parte expressiva do PT que quer uma frente de esquerda com espaço para aliados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o partido lance candidaturas próprias a prefeito no ano que vem, de acordo com reportagem do jornal O Globo publicada hoje (28).

O ex-presidente articula a estratégia da legenda nas eleições municipais enquanto aguarda as decisões da Justiça que podem tirá-lo da prisão.

Além de tentar recuperar o espaço que a sigla perdeu nos últimos anos, Lula busca transformar a disputa eleitoral em uma espécie de “plebiscito” sobre o governo Bolsonaro.

O ex-presidente quer a nacionalização da disputa, mesmo que tradicionalmente as campanhas municipais focarem nos problemas locais.

As orientações do ex-presidente são passadas em conversas com quem o visita na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado, e ainda em entrevistas à imprensa.

Depois de perder a eleição para a Presidência da República, o PT enxerga na eleição municipal um desafio para não reduzir ainda mais a força do partido no país. Em 2016, o partido ganhou em 256 cidades, número menor do que o de 2012, quando levou o comando de 375 prefeituras.

Atualmente, os petistas não comandam nenhuma capital. Lula defende que a legenda precisa apostar em nomes próprios em quantas cidades for possível, especialmente nas capitais do país.

Contra o PT, Lula defende candidaturas próprias nas eleições municipais  - Metro 1