Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Esquerda que não reconhecer seus erros não pode apontar futuro, diz Boulos

Política

Esquerda que não reconhecer seus erros não pode apontar futuro, diz Boulos

Em entrevista ao UOL, líder do PSOL reconheceu a necessidade de "autocrítica", mas cobrou que outros setores da sociedade também revejam suas posições

Esquerda que não reconhecer seus erros não pode apontar futuro, diz Boulos

Foto: Mídia Ninja

Por: Juliana Rodrigues no dia 12 de novembro de 2019 às 13:40

O ex-presidenciável Guilherme Boulos (PSOL) afirmou, em entrevista à coluna de Jamil Chade, no UOL, que a esquerda precisa ter "o mínimo de humildade em reconhecer que errou e onde errou", ou não terá condições de "apontar para o futuro". As declarações foram publicadas hoje (12).

"A esquerda tem autocríticas a fazer. Uma delas é, quando esteve no governo, não ter mudado profundamente o sistema político brasileiro. Esse sistema é o pai da corrupção, ele é uma captura do Estado pelos interesses privados. (...) Eu não estive no governo, o PSOL também não, mas acho que hoje é possível fazer um balanço mais maduro, reconhecendo os acertos e os limites do governo petista. Mas eu quero dizer também outra coisa: eu queria ver essa mesma cobrança de autocrítica para mais gente no Brasil", declarou, acrescentando que o PSDB, a mídia brasileira e setores ditos "democráticos" da sociedade também precisam fazer autocríticas.

O líder do PSOL também afirmou que a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o "início da reparação de uma injustiça" e "uma importante vitória do campo popular e democrático no Brasil". "O que eu espero - e vou trabalhar pra isso - é que a saída do Lula estimule mais gente a ir às ruas, que anime os ativistas e o povo a lutarem contra esse projeto de destruição nacional", disse Boulos, acrescentando que não acredita em um "bloqueio" do avanço da esquerda causado pela soltura do petista.