Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Falha logística faz membros de delegações do Brics desistirem de encontros em Brasília

Política

Falha logística faz membros de delegações do Brics desistirem de encontros em Brasília

Para chegar ao local onde ocorreu um fórum empresarial jornalistas e autoridades enfrentaram problemas no deslocamento.

Falha logística faz membros de delegações do Brics desistirem de encontros em Brasília

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Metro1 no dia 14 de novembro de 2019 às 08:07

A 11ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) iniciada ontem (13) marcou a estreia do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) como anfitrião do encontro. No entanto, problemas logísticos enfrentados por integrantes de delegações estrangeiras culminou com desistências da participação de eventos em Brasília. Para chegar ao local onde ocorreu um fórum empresarial jornalistas e autoridades enfrentaram problemas no deslocamento. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, diferentemente do divulgado pelas autoridades, o acesso não foi permitido por meio de carros particulares, táxis ou serviços de aplicativos. 

Quem tentava chegar ao local foi deslocado ao Clube do Exército, a 2 km da cerimônia. Apesar da informação de que o traslado seria feito por vans, integrantes de delegações e jornalistas credenciados foram informados de que não havia autorização para a partida. Apenas oficiais de baixa patente do Exército estavam no local, sem a capacitação para comunicação em línguas estrangeiras. 

Após reclamações ao Planalto, um veículo de emergência foi enviado minutos antes do início da solenidade. Auxiliares do governo sul-africano também foram barrados e tiveram de esperar por mais de uma hora para chegar à cerimônia.

Pela manhã, o encontro bilateral entre Bolsonaro e o presidente chinês, Xi Jinping, no Itamaraty, também foi marcado por desorganização. No local montado no ministério para que os jornalistas acompanhassem os pronunciamentos ao final do encontro bilateral, nenhum dos fones com tradutores funcionava. 

O fórum contou com a participação de 500 empresários dos países do grupo, que teve como objetivo identificar oportunidades de cooperação entre as empresas e consolidar as propostas do setor privado.