Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

“Novo presidente da Fundação Palmares não é um ‘irmão'”, afirma Silvio Almeida

Política

“Novo presidente da Fundação Palmares não é um ‘irmão'”, afirma Silvio Almeida

O advogado criticou as falas de Sérgio Camargo e disse que "negros não devem concordar entre si apenas pelo aspecto racial"

“Novo presidente da Fundação Palmares não é um ‘irmão'”, afirma Silvio Almeida

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Danielle Campos no dia 01 de dezembro de 2019 às 17:00

O presidente do instituto Luiz Gama e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), afirmou em uma série de postagens em seu twitter, que o “novo presidente da Fundação Palmares não é um ‘irmão'” e que "negros não devem concordar entre si apenas pelo aspecto racial". O advogado fez duras críticas às falas do novo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo.

Silvio Almeida enfatizou que não só os negros, mas toda a sociedade brasileira tem que se indignar com a nomeação de Camargo para um órgão que tem como premissa defender e fomentar a cultura afro-brasileira. Almeida defendeu que é “dever de pessoas brancas, verdadeiramente antirracistas, discutirem como o racismo que as privilegia tornou possível a aberração política que hoje toma conta da Fundação Palmares".

O advogado ainda afirmou que o atual governo trabalha contra a "cultura negra e, consequentemente, a cultura popular brasileira".  “Esperar algo da Fundação Palmares neste contexto é equivalente a esperar do ministro da economia sensibilidade social, do ministro da justiça respeito às garantias constitucionais e do ministro da educação…educação”, completou Almeida.

O novo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, é um militante de direita que defende que não existe "racismo real" no país e que a escravidão foi "benéfica para os descendentes", além de propor o fim do movimento negro e atacar diversas personalidades negras como Angela Davis, Marielle Franco, Taís Araújo e Lázaro Ramos.