Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Governo Bolsonaro não prevê novos atendidos e 13º para Bolsa Família em 2020 

Dados obtidos pela Folha apontam ainda que o ingresso no programa caiu a patamares extremamente baixos nos últimos meses

Governo Bolsonaro não prevê novos atendidos e 13º para Bolsa Família em 2020 

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 02 de dezembro de 2019 às 08:20

Documento enviado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro à Câmara Federal não prevê novos beneficiários do Bolsa Família em 2020.

De acordo com a Folha, o Ministério da Cidadania alegou que a cobertura do programa tem que ser compatível com o Orçamento federal.

"Ao calcular suas despesas [com o Bolsa Família] para 2020, [o governo] não incluiu novas famílias beneficiárias em suas projeções", diz o ofício.

O projeto de Orçamento elaborado pela equipe econômica reservou R$ 29,5 bilhões para o programa no próximo ano. O valor é inferior aos R$ 32 bilhões de 2019 e também não conta com a previsão do 13º para beneficiários, prometido por Bolsonaro. 

A expectativa é de que 13,2 milhões de famílias sejam atendidas no próximo ano. O ministro Osmar Terra (Cidadania) afirma que o número de beneficiários é um processo dinâmico. "Todo dia entra e sai gente do Bolsa Família", disse.

Dados obtidos pela Folha apontam, no entanto, que o ingresso caiu a patamares extremamente baixos no governo Bolsonaro. Até o mês de maio, a média era de 220 mil famílias que conseguiam o benefício por mês. Em junho, no entanto, caiu para 2.500. O patamar tem se mantido baixo. Conforme a Folha, é a primeira vez na história do programa que o número de ingressantes ficou um longo período abaixo de 10 mil famílias.