Política

Bolsonaro recebe líderes sul-americanos na 55ª Cúpula do Mercosul, em Porto Alegre

Na ocasião, Brasil passará a presidência rotativa do grupo ao presidente paraguaio Mario Abdo Benítez

[Bolsonaro recebe líderes sul-americanos na 55ª Cúpula do Mercosul, em Porto Alegre]
Foto : Marcos Corrêa/PR

Por Juliana Rodrigues no dia 05 de Dezembro de 2019 ⋅ 08:40

O presidente Jair Bolsonaro participa hoje (5), em Bento Gonçalves (RS), da 55ª cúpula dos líderes do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Na ocasião, ele passará a presidência rotativa do grupo ao presidente paraguaio Mario Abdo Benítez. O evento ainda terá a presença do presidente da Argentina, Mauricio Macri, e de representantes da Colômbia, Equador, Peru e Suriname, para a assinatura de acordos.

Bolsonaro é acompanhado por sete ministros: Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura Pecuária e Abastecimento), Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Osmar Terra (Cidadania) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A chamada "Cúpula do Vale dos Vinhedos" ocorre em um momento de mudanças de governos em dois integrantes do bloco, além de tensões comerciais e políticas na América do Sul. Na próxima terça (10), Alberto Fernández toma posse como presidente na Argentina, o que marca a volta da esquerda ao poder. Já no Uruguai, o centro-direitista Luis Lacalle Pou encerra um ciclo de 15 anos de comando da esquerda. Ao mesmo tempo, os conflitos no Chile e na Bolívia também pautam o contexto em que a cúpula acontece.

Notícias relacionadas

[Bolsonaro sanciona fundo eleitoral de R$ 2 bilhões ]
Política

Bolsonaro sanciona fundo eleitoral de R$ 2 bilhões

Por Danielle Campos no dia 18 de Janeiro de 2020 ⋅ 09:30 em Política

Mesmo após aprovar a iniciativa, o presidente Jair Bolsonaro diz ser contrário ao fundo eleitoral e pediu aos eleitores para não votarem em 2020 em candidatos que usem o...