Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após 4 meses suspensa, investigação sobre Flávio Bolsonaro é retomada pelo MP-RJ

Política

Após 4 meses suspensa, investigação sobre Flávio Bolsonaro é retomada pelo MP-RJ

Apuração aguardava decisão do STF sobre compartilhamento de informações sigilosas por órgãos de controle

Após 4 meses suspensa, investigação sobre Flávio Bolsonaro é retomada pelo MP-RJ

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Por: Juliana Rodrigues no dia 06 de dezembro de 2019 às 12:00

A investigação sobre lavagem de dinheiro e peculato (desvio de dinheiro público) contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e seu ex-assessor Fabrício Queiroz será retomada no Ministério Público do Rio (MP-RJ). A informação é do jornal O Globo.

O caso estava parado desde julho, à espera de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade do compartilhamento de informações sigilosas por órgãos como a Unidade de Inteligência Financeira (UIF, antigo Coaf) e a Receita Federal com o Ministério Público e órgãos policiais sem autorização judicial. Na última quarta (27), o STF decidiu a tese para o compartilhamento. Os dados devem permanecer sob sigilo e só poderão ser repassados por meio de comunicações formais.

A defesa de Flávio sempre alegou que a solicitação dos dados configuraria uma quebra de sigilo pelos detalhes nos relatórios sem que houvesse uma investigação formal em andamento, e que os dados teriam sido solicitados por e-mail. No entanto, ontem (5), o MP-RJ divulgou um ofício da presidência da UIF, em que o órgão explica como funciona o sistema de obtenção das informações sigilosas. Além disso, afirma que os dados pedidos sobre o senador em dezembro do ano passado foram requeridos por meio desse sistema.

Procurado pelo jornal, o senador disse, por meio de sua assessoria, que não iria se pronunciar.