Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Rui rebate Neto e critica 'preconceito' após escolha de Major Denice como candidata à prefeitura

'Eu fico impressionado como isso ainda resiste nos dias de hoje', declarou o governador

Rui rebate Neto e critica 'preconceito' após escolha de Major Denice como candidata à prefeitura

Foto: Matheus Simoni/Metropress

Por: Matheus Simoni e Juliana Rodrigues no dia 04 de fevereiro de 2020 às 09:03

O governador Rui Costa (PT) criticou declarações recentes do prefeito ACM Neto (DEM) contra a escolha da major Denice Santiago como pré-candidata à prefeitura de Salvador na eleição deste ano. Ontem (3), o democrata considerou um "empobrecimento" a busca por candidatos da oposição para concorrer com Bruno Reis (DEM) no pleito. Em entrevista à Rádio Metrópole hoje (4), durante o Jornal da Bahia no Ar, o petista afirmou que a fala demonstra preconceito.

"Eu normalmente, em períodos eleitorais, não comento declarações de candidatos adversários ou adversários políticos. Mas fico impressionado como em pleno século XXI a gente ainda vê a resistência e a manutenção de conceitos e preconceitos contra as pessoas. Quer dizer, se sai alguém de origem humilde, que mora no Cabula, pra ser candidato a prefeito, alguém diz que é empobrecimento. Quer dizer, uma mulher negra, de origem humilde, que se formou em psicologia, que escolheu uma profissão, se dedicou à proteção das mulheres, é tratada com preconceito, seja preconceito da sua profissão, da sua cor de pele, da sua origem social... Eu fico impressionado como isso ainda resiste nos dias de hoje", declarou o governador.

Ainda de acordo com Rui, a manutenção do nome de Denice na corrida eleitoral reforça a luta contra a desigualdade. "Justamente por isso eu diria que entrei na vida pública pra lutar contra as injustiças e contra toda forma de preconceito, seja racial, social ou mesmo sobre a profissão das pessoas. Não acredito que isso ainda resiste nos dias de hoje", acrescentou.

Rui Costa afirmou que o bloco de oposição deve ter cerca de seis nomes na eleição deste ano. No entanto, ele cobrou que o PT corra para decidir qual será o nome da legenda para 2020. "Há também o nome de Vilma Reis e estamos conversando. Espero que o PT encaminhe o mais rápido possível para os outros nomes. Tenho conversado com todos os partidos e disse a todos que é o momento que, todos com os seus nomes, nos próximos dois ou três nomes, aquele que ganhar aderência na opinião pública", disse.

"Devemos sair com seis nomes. Um é Sargento Isidório, mas um de centro é de Bacelar ou Coronel, Olívia Santana e Lídice de esquerda e o PT com Major Denice e Vilma Reis. Oferecemos as opções necessárias, cada um com seu perfil para a população", concluiu o governador.