Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Falta de compreensão em partes do governo sobre Covid-19 'atrasa' planejamento da Saúde, diz Maia

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, a "ficha demorou a cair" em alguns setores sobre o impacto econômico da pandemia

Falta de compreensão em partes do governo sobre Covid-19 'atrasa' planejamento da Saúde, diz Maia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 03 de abril de 2020 às 12:40

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou hoje (3) que a falta de compreensão em partes do governo sobre os riscos da pandemia de coronavírus "atrasa" o planejamento do Ministério da Saúde. Ainda segundo Maia, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vem fazendo alertas "há algum tempo", e o país poderia ter se organizado melhor caso tivesse seguido os avisos.

Segundo o G1, a declaração foi dada durante uma videoconferência que discute ações para amenizar os impactos da crise no país. Ele não especificou quais setores do governo não teriam compreensão sobre os riscos do coronavírus.

“Talvez nesse tema as informações que já tínhamos e os alertas que o ministro Mandetta já vem oferecendo há algum tempo, talvez nós pudéssemos ter tido uma ação para organizar melhor esse processo. Acho que em alguns setores faltou acreditar que os impactos seriam muito grandes. Na saúde as coisas caminham, mas também quando não tem uma compreensão de todo o governo, isso acaba atrasando o planejamento do Ministério da Saúde", afirmou Maia.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, a "ficha demorou a cair" em alguns setores sobre o impacto econômico da pandemia. Só nas últimas duas semanas, começou a haver um entendimento maior, dentro do governo, sobre o que o poder público deve fazer diante da crise.

“Eu acredito que de dois finais de semana para cá eles começaram a compreender o que era fundamental, que não tinha saída se não passasse pelo governo federal. Como demorou um pouco para ter essa compreensão, e eu respeito, porque eles estavam numa linha de reformas, todas muito corretas, acho que estava todo mundo trabalhando em conjunto na linha certa, de melhor a qualidade do gasto público, melhor a qualidade do serviço público, mas acho que demoraram um pouco, acontece”, afirmou.