Política

Bolsonaro vai entregar exames de coronavírus ao STF

A Justiça já deu ganho de causa duas vezes ao jornal, determinando que Bolsonaro mostre o exame: uma na primeira instância, e a segunda no Tribunal Regional Federal da 3ª Região

[Bolsonaro vai entregar exames de coronavírus ao STF]
Foto : Marcos Corrêa/PR

Por Alexandre Galvão no dia 13 de Maio de 2020 ⋅ 07:14

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vai entregar os exames que fez para saber se tinha coronavírus ao Supremo Tribunal Federal, de acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU). 

Segundo a Folha, o ministro  Ricardo Lewandowski foi o sorteado para receber o documento. O jurista tinha sido escolhido como relator de ação em que o jornal O Estado de S. Paulo pedia a suspensão de decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio Noronha, que desobrigava o presidente de apresentar exames feitos para detectar se ele já foi infectado pelo novo coronavírus.

O jornal alegava que ela tinha interrompido "a livre circulação de ideias e versões dos fatos, bloqueou a fiscalização dos agentes públicos pela imprensa e asfixiou a liberdade informativa" do jornal.

A Justiça já deu ganho de causa duas vezes ao jornal, determinando que Bolsonaro mostre o exame: uma na primeira instância, e a segunda no Tribunal Regional Federal da 3ª Região.​

A AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu, alegando que o presidente tem direito à privacidade.

Notícias relacionadas