Política

Rui e Neto crescem n° de seguidores no Instagram com pandemia; petista tem desempenho melhor

O petista aparece com aumento de 55% de seguidores enquanto o democrata aparece com acréscimo de 28%

[Rui e Neto crescem n° de seguidores no Instagram com pandemia; petista tem desempenho melhor]
Foto : Maax Haack / Agecom

Por João Brandão no dia 15 de Maio de 2020 ⋅ 16:40

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tiveram um crescimento exponencial de seguidores no Instagram desde o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no estado. 

Conforme levantamento obtido com exclusividade pelo Metro1 junto às assessorias dos dois políticos, entre 6 de março e 15 de maio, o petista aparece com aumento de 55% de seguidores enquanto o democrata aparece com acréscimo de 28%.

Em números absolutos, Neto aparece na frente, com aumento de 150.828 novos usuários, enquanto Rui teve 131.600 no mesmo período. Isso se deu porque o gestor municipal tem hoje 687 mil seguidores ao total, contra 370 mil do chefe do Executivo estadual. 

O prefeito da capital baiana, inclusive, só perde para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em números de seguidores, quando o levantamento leva em consideração apenas prefeitos de capital e governadores de todo o país.

No período calculado, Neto obteve alcance de 16,7 milhões, 1,9 milhão de interações e 2,8 milhões de visualizações de vídeo na rede social

Rui Costa e ACM Neto tiveram posturas parecidas no combate ao coronavírus. Críticos ao jeito do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, os baianos deram uma trégua na rivalidade política a mantêm reuniões conjuntas para adoção de medidas em Salvador e no estado.

Papel das Redes Sociais - Uma das principais novidades da campanha eleitoral da última eleição foi o uso mais intenso das redes sociais. A ferramenta foi essencial para divulgar as ações dos candidatos mas, principalmente, para formar um exército de defensores daquela candidatura. 

A vitória de Jair Bolsonaro, que tinha apenas oito segundos da propaganda eleitoral do PSL, fez muita gente considerar ainda mais importante o papel das redes sociais.

Notícias relacionadas