Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Relator Edson Fachin vota pela validade do inquérito das fake news

Após o voto de Fachin o julgamento foi suspenso e será retomado na quarta-feira (17) com os votos dos demais dez ministros

Relator Edson Fachin vota pela validade do inquérito das fake news

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Por: Luciana Freire no dia 11 de junho de 2020 às 12:20

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin votou ontem (10) a favor da validade do "inquérito das fake news", que investiga ameaças a ministros no Supremo Tribunal Federal (STF) e a disseminação de conteúdo falso na internet. Após o voto de Fachin que é relator do caso, o julgamento foi suspenso e será retomado na quarta-feira (17). A informação foi divulgada pelo G1.

O inquérito foi instaurado no ano passado sem pedido da Procuradoria Geral da República. O presidente do STF, Dias Toffoli, abriu a investigação "de ofício" e nomeou o ministro Alexandre de Moraes como relator.

A investigação foi questionada em ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade. No dia 29 de maio, a Rede quis desistir da ação e pediu a extinção do processo, sob o argumento de que houve “uma espécie de escalada autoritária por parte de alguns mandatários”, o que justifica a manutenção da inquérito.

Porém, o ministro Edson Fachin negou o pedido e o julgamento teve início ontem.

Após manifestações da Advocacia-Geral da União (AGU), da Procuradoria Geral da República (PGR) e do voto de Fachin, a sessão se encerrou e será retomada na próxima quarta (17), com os votos dos demais dez ministros.