Política

Política ambiental do governo Bolsonaro já prejudica empresas brasileiras

Empresários relatam aumento da cobrança e boicotes no exterior devido ao avanço do desmatamento da Amazônia

[Política ambiental do governo Bolsonaro já prejudica empresas brasileiras]
Foto : Marcos Corrêa / PR

Por Juliana Rodrigues no dia 12 de Julho de 2020 ⋅ 08:00

Um grupo de 36 empresas privadas de grande porte, atuantes em diferentes setores, se articulou para manifestar sua preocupação com a deterioração da imagem do Brasil no exterior em relação à questão ambiental. A informação é da Folha.

Empresários que se reuniram com o vice-presidente Hamilton Mourão na sexta (10) apontam que algumas ações de boicote já ocorreram: há relatos de queda nos investimentos recebidos neste ano e vários casos sobre questionamentos em relação à postura ambiental do país.

Embora cobranças ambientais não sejam uma novidade para empresários brasileiros, a pressão aumentou no contexto do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, mas principalmente devido à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro. 

Os dados sobre desmatamento na Amazônia chamam bastante atenção no exterior: o mês de junho foi o 14º seguido em que houve alta no indicador, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em paralelo a isso, o governo de Jair Bolsonaro enfraqueceu as estruturas de fiscalização do desmatamento, com cortes no Ibama e no ICMBio.

Notícias relacionadas