Sábado, 07 de março de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Operação Zelotes: ex-presidente Lula vai ser intimado para depor

Política

Operação Zelotes: ex-presidente Lula vai ser intimado para depor

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser interrogado, pela força-tarefa da Operação Zelotes, sobre a suposta compra de medidas provisórias durante o período em que foi Presidente da República. A operação foi montada para investigar um esquema de corrupção no Conselho Administrativo da Receita Federal (Carf). [Leia mais...]

Operação Zelotes: ex-presidente Lula vai ser intimado para depor

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Por: Paloma Andrade no dia 11 de dezembro de 2015 às 16:25

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser interrogado, pela força-tarefa da Operação Zelotes, sobre a suposta compra de medidas provisórias durante o período em que foi presidente da República. A operação foi montada para investigar um esquema de corrupção no Conselho Administrativo da Receita Federal (Carf). 

Além de Lula, o seu filho caçula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, é investigado pela Zelotes devido a contratação, no valor de R$ 2,5 milhões, uma das empresas dele pela empresa Marcondes & Mautoni, acusada de realizar lobby para a aceitação dessas medidas provisórias. Os donos do escritório estão presos e, um deles, aceitou fazer delação premiada.
 
Segundo os advogados de Luís Cláudio, a empresa dele foi contratada como prestadora de serviço e entregou todos projetos. Na empresa do filho de Lula alguns documentos foram apreendidos, que estão protegidos por sigilo decretado pelo Tribunal Regional da 1ª Região. 

A força-tarefa investiga, ainda, o chefe de gabinete de Lula durante os oito anos de comando do país, o ex-ministro Gilberto Carvalho. Apesar da denúncia, Carvalho nega envolvimento na suposta compra de medidas provisórias.