Política

Sem provas, Mourão diz haver 'opositor' do governo no Inpe

Vice-presidente sugeriu que há "alguém" responsável por divulgar os dados negativos sobre as queimadas no país

[Sem provas, Mourão diz haver 'opositor' do governo no Inpe]
Foto : Antonio Cruz/ Agência Brasil

Por Metro1 no dia 15 de Setembro de 2020 ⋅ 14:45

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) sugeriu hoje (15) que há "alguém" da oposição no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) responsável por divulgar os dados negativos sobre as queimadas no país. Mourão não citou nomes, nem apresentou provas. As informações são do portal Uol. 

"É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Quando o dado é negativo, o 'cara' vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga", disse o general a jornalistas, na entrada do prédio da Vice-Presidência. Questionado sobre quem seria esse opositor, Mourão desconversou: "Não sei, não sou diretor do Inpe".

Os dados sobre queimadas no país, na verdade, são públicos e estão disponíveis em uma página especial do Inpe na internet, com números divulgados diariamente.

Neste momento, os dados do Inpe mostram 133.974 focos de incêndio acumulados em todo país entre 1º de janeiro e 14 de setembro, um aumento de 13% em relação ao ano passado. Só na Amazônia estão 64.498 desses pontos de queimadas.

Notícias relacionadas

[Bolsonaro nomeia novo chefe da EBC]
Política

Bolsonaro nomeia novo chefe da EBC

Por Lara Curcino no dia 30 de Setembro de 2020 ⋅ 12:40 em Política

Ex-diretor da SBT, publicitário Glen Lopes assume o posto ocupado por general Luiz Carlos Pereira Gomes