Política

Senado convoca Ernesto Araújo para explicar visita de secretário americano a Roraima

Presença de Mike Pompeo gerou críticas de membros do Congresso

[Senado convoca Ernesto Araújo para explicar visita de secretário americano a Roraima]
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Metro1 no dia 21 de Setembro de 2020 ⋅ 15:00

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou hoje (21) um convite para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, esclarecer a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Roraima, na última sexta-feira (18). A convocação ocorreu após uma tentativa de barrar a votação de 33 indicações do presidente Jair Bolsonaro para embaixadas brasileiras. Na última semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a visita, feita a 46 dias da eleição americana. 

Nas três horas em que esteve em Boa Vista, ao lado de Araújo, Pompeo conheceu as instalações da Operação Acolhida, que recebe imigrantes venezuelanos, e endureceu o discurso contra o presidente Nicolás Maduro, a quem chamou de "narcotraficante". Segundo Maia, a recepção a Pompeu "afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa".

Ernesto Araújo já aceitou o convite dos integrantes da comissão do Senado. Ele participará de uma audiência pública presencial do colegiado na próxima quinta-feira (23), às 10 horas.

O convite foi apresentado pelo senador Telmário Mota (PROS-RR), que ameaçava barrar as sabatinas marcadas para esta segunda-feira em função da visita do secretário norte-americano.

Notícias relacionadas