Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Flávio Bolsonaro falta a acareação e MPF apura crime de desobediência

Política

Flávio Bolsonaro falta a acareação e MPF apura crime de desobediência

Às 15h, senador postou uma foto com um apresentador de TV em Manaus, mesmo horário da convocação do MPF

Flávio Bolsonaro falta a acareação e MPF apura crime de desobediência

Foto: Roque Sá/Agência Senado

Por: Matheus Simoni no dia 21 de setembro de 2020 às 21:21


O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) não compareceu a uma acareação prevista para hoje (21) com o empresário Paulo Marinho, sobre o suposto vazamento da Operação Furna da Onça, em 2018. A reunião serviria para apontar qual dos dois lados mentiu a respeito da investigação que apura um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa (Alerj) ligado ao ex-governador Sérgio Cabral, preso e condenado a quase 300 anos de cadeia. Paulo Marinho disse que ouviu de Flávio Bolsonaro que um delegado da Polícia Federal vazou a informação sobre a operação. O senador nega.

Em nota, Flávio Bolsonaro informou que a "ausência no ato de hoje se deveu a compromissos da sua agenda oficial, que o fizeram estar no Amazonas" e que a "possibilidade foi levantada há cerca de um mês, por escrito, diretamente ao MPF, que não quis alterar a data apesar de expressa disposição legal".

No entanto, durante a tarde, Flávio Bolsonaro postou uma foto com um apresentador de TV em Manaus. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra ele, o irmão e deputado federal Eduardo Bolsonaro e a equipe do programa cantando em coro uma música crítica a "maconheiros".

A defesa diz ainda que entrou com nova petição nesta segunda para remarcar a acareação para 5 de outubro. Questionado sobre a ausência, o MPF aponta que vai investigar o senador por crime de desobediência. Para o procurador Eduardo Santos de Oliveira Benones, "toda pessoa que desobedece injustificadamente a uma ordem de uma autoridade legalmente constituída, comete o crime de desobediência". O MPF entende que Flávio só poderia ter se ausentado em caso de doença.