Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo Bolsonaro usa dados da gestão do PT para se defender de críticas ambientalistas

Política

Governo Bolsonaro usa dados da gestão do PT para se defender de críticas ambientalistas

Os dados foram citados em nota assinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Governo Bolsonaro usa dados da gestão do PT para se defender de críticas ambientalistas

Foto: Bruno Kelly/Amazônia Rea

Por: Kamille Martinho no dia 24 de setembro de 2020 às 08:04

O governo Bolsonaro usou dados do período em que o PT liderava o Brasil para se defender de críticas ambientalistas feitas pela França, caso o acordo entre os países da União Europeia e o Mercosul seja concretizado. Os dados foram citados em nota assinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

"De 2004 a 2012, o desmatamento da região chamada de Amazônia Legal caiu 83%, enquanto que a produção agrícola subiu 61%. Nesse mesmo período, o rebanho bovino cresceu em mais de 8 milhões de cabeças, chegando a 212 milhões em 2012. Esses dados inserem-se em tendência histórica de intensificação da agropecuária brasileira e dos decorrentes ganhos de produtividade, em sintonia com a preservação ambiental", diz trecho da nota, na qual foi citando o período das gestões dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Segundo o UOL, o governo francês indica que o país é contrário ao acordo comercial. Um relatório foi divulgado junto a um estudo que concluiu que o desmatamento pode aumentar em função do número maior de exportações de carne do Brasil. A lógica do grupo de especialistas é de que novas áreas de pastagem teriam de ser criadas para aumentar a produção na região do Cone Sul.

No texto, os ministérios omitem que, desde o início do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019, houve aumento expressivo no desmatamento da Amazônia, além de uma disparada no número de queimadas. Os números acompanham a agenda de política ambiental do governo, que tem como base de apoio ruralistas, latifundiários e organizações patronais ligadas ao agronegócio.