Política

PF tem como identificar disseminadores de fake news nas eleições, diz ministro da Justiça

Informação foi reiterada pelo diretor da PF em evento que explica o Plano Integrado de Segurança para as eleições deste ano

[PF tem como identificar disseminadores de fake news nas eleições, diz ministro da Justiça]
Foto : Isaac Amorim/MJSP

Por Luciana Freire no dia 16 de Outubro de 2020 ⋅ 18:30

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou hoje (16) ao explicar o Plano Integrado de Segurança para as eleições deste ano que a Polícia Federal (PF) tem instrumentos para identificar disseminadores de notícias falsas.

"Nosso pedido é que todos os cidadãos, todas as pessoas, colaborem com a lisura do processo eleitoral. O exercício da cidadania pressupõe isso, ou seja, que grupos que queiram se organizar para disseminar notícias falsas não o façam, porque se o fizerem e houver um elemento indicativo que chegue à Polícia Federal dessa situação, hoje a PF tem condição de detectar a origem, os participantes e, à luz das investigações, iniciar um processo de natureza criminal perante à própria Justiça eleitoral", disse o ministro.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o TSE está engajado no combate às fake news e disse ter ficado alegre com a afirmação de Rolando Alexandre de Souza, diretor da PF, que o órgão tem como identificar a origem dos conteúdos.

Notícias relacionadas