Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Lula: ‘ACM era o único cara que sabia divulgar a Bahia’

Segundo o ex-presidente, Bolsonaro tem “inveja e ciúme” dos nordestinos

Lula: ‘ACM era o único cara que sabia divulgar a Bahia’

Foto: Ricardo Stuckert

Por: Alexandre Galvão/Matheus Simoni no dia 21 de outubro de 2020 às 09:12

Ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a “divulgação” da Bahia para o Brasil. Segundo ele, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães era o único que sabia “vender” o Estado para o Brasil. A afirmação não era bem digerida pelo petista Jaques Wagner, que, anos depois, derrotou ACM nas urnas. 

“Não adianta Rui falar só para os baianos e eles falarem para os seus estados. Tem que falar para o Brasil. O Brasil precisa conhecer a Bahia. O Jaques Wagner não gostava, ficava puto comigo porque eu dizia para ele que o ACM era o único cara que sabia divulgar a Bahia fora da Bahia. Na televisão, em São Paulo, tinha propaganda do Turismo e da Indústria. Falo para os nossos governadores: ‘vocês precisam ser os próprios embaixadores dos estados de vocês e destacar a importância’. É importante que a Bahia entre na televisão de SP e do RJ para que o povo conheça mais a Bahia. A Bahia é uma coisa diferente”, afirmou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole. 

Para Lula, Bolsonaro tem “inveja e ciúme” dos nordestinos. Ele avalia ainda que o governador Rui Costa “vai passar para a história como um dos grandes governadores”. “ Lamentavelmente, o presidente, ao invés de contribuir, ficou com inveja e ciúmes, achando que o nordestino não gosta dele. Tenho uma pesquisa aqui que mostra que na Bahia ele está um pouco quebrado. Em Salvador, ele tem 62% de rejeição e só 18% de aprovação. Ele não tem que gostar pela Bahia por conta disso não, precisa fazer mais pela Bahia, precisa respeitar e conversar mais com o governador. Não pode ir na inauguração do aeroporto feito pelo governador e não convidar o governador. Levar miliciano para cercar o palanque que irá falar. As pessoas podem até não gostar do Rui, mas ninguém pode dizer que o Rui Costa deixa de conversar com adversários. Ele conversa com Deus e todo mundo. É da índole e da competência do papel do governo do estado. Acho que Rui Costa vai passar para a história como um dos grandes governadores que a Bahia produziu”, apontou.