Política

Outros tempos: político de cueca já rendeu cassação; hoje gera piada

Foi o caso de Edmundo Barreto Pinto, que deu entrevista para a revista O Cruzeiro em 1949

[Outros tempos: político de cueca já rendeu cassação; hoje gera piada]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 22 de Outubro de 2020 ⋅ 15:53

O "flagra" do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Néfi Cordeiro, sem calças numa transmissão ao vivo da Corte, hoje rende piada. Mas, em outros tempos, a falta das partes de baixo já derrubaram até mesmo um deputado do cargo. 

Foi o caso de Edmundo Barreto Pinto, que deu entrevista para a revista O Cruzeiro em 1949. A foto que ilustrou a matéria mostrava o parlamentar com fraque e cueca samba-canção —muito mais composto do que o ministro do STJ, diga-se. 

Narra o site Migalhas: "Em própria defesa, o deputado teria dito que foi enganado pelo jornalista David Nasser, editor do impresso, e que pensou que a foto seria publicada apenas da cintura para cima.

Mas não foi o suficiente para sair ileso desta história: Barreto Pinto acabou sendo o primeiro deputado na história a ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. Mesmo com pressão do partido para levar o caso ao Judiciário, a decisão foi tomada na própria Casa Legislativa, em 27/5/1949, em sessão secreta da Câmara dos Deputados".

Notícias relacionadas