Rádio Metropole
Aos Fatos: Descontos expressivos em farmácias e Governo Lula veta trechos da PL da Devastação

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Jornalista Val Benvindo diz que Ilê a ajudou se autoconhecer: "Entendi a potência de ser preta"
Jornalista é sobrinha do Vovô do Ilê e neta de Mãe Hilda Jitolu, fundadora do terreiro onde nasceu o Ilê Aiyê
Foto: Reprodução/Youtube
Em entrevista ao Aí Vem Elas, da Rádio Metropole, a jornalista e produtora Val Benvindo comentou sobre racismo e autoidentificação. A apresentadora do quadro "Neu Nome é Val" no Band Mulher, da TV Band Bahia, foi a convidada do programa desta terça-feira (11).
“Eu fico envergonhada de estar até hoje discutindo basicamente o cabelo crespo, se é negro se é pardo, dúvidas que já deveriam estar sanadas há muito tempo”, afirmou Val Benvindo, que é a sobrinha de Vovô do Ilê. "Nossa luta é para que a gente não precise se colocar dentro de um modelo para ser mais aceita", acrescentou.
A jornalista também se identificou como "cria do Curuzu" e reafirmou a relevância de ter crescido ouvindo as músicas do bloco Ilê Aiyê para sua autoidentificação. "Desde criança, entendia a potência de ser preto por ter crescido no ambiente. O Ilê me fez entender que posso ser amada, me fez entender a história do meu povo", disse.
Confira o programa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.