Rádio Metropole
Aos Fatos: INSS anuncia data para devolução de valor desviado de aposentados e STF mantém ação contra Ramagem

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Uma função obsoleta", diz secretário de Mobilidade sobre cobrador de ônibus
Fabrizzio afirmou que estudos têm sido feitos para avaliar a "redução de despesas" para que a "a tarifa seja reduzida"
Foto: Metropress/Filipe Souza
O secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (16), que a retirada de linhas de ônibus faz parte do crescimento de uma cidade como Salvador. O secretário também defendeu que a função de cobrador é "obsoleta".
A existência da função de cobrador tem sido alvo de debates durante o estado de greve declarado pelo Sindicato dos Rodoviários. Sobre o assunto, Fabrizzio Muller afirmou que estudos têm sido feitos para avaliar a "redução de despesas" para que "a tarifa seja reduzida".
"Cobrador é uma função obsoleta para aquele trabalho que é feito hoje. O recebimento em dinheiro dos ônibus talvez não chegue nem ao salário do cobrador. Hoje, existe um processo de revisão tarifária e estão sendo feitos estudos para redução de despesas para que a tarifa seja reduzida", disse o secretário, que afirmou que não tem como saber ainda se haverá greve, de fato, ou não.
O titular da pasta defendeu ainda que a integração com metrô e BRT serve para acelerar os trajetos, que de ônibus demorariam mais tempo. "O metrô traz muitos benefícios para a cidade, e tirar linhas faz parte natural do crescimento de uma metrópole como Salvador. Precisamos redesenhar o sistema de transporte da cidade, e as pessoas enfrentam uma resistência. É um problema cultural, de comportamento e da geração mais velha", falou sobre as críticas que recebe sobre a extinção de linhas de ônibus.
O titular da Semob disse, no entanto, que toda a alteração será feita com o objetivo de "melhorar a mobilidade e será avisada com antecedência para que as pessoas não sejam pegas de surpresa".
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.