Rádio Metropole
Aos Fatos: Ex-diretor da PRF é preso no e Paulo Cerqueira comenta atual patamar de clubes baianos

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Casos atuais de racismo são reflexos do "momento decolonial que vivemos", diz Lilia Schwarcz
A historiadora e antropóloga participou do programa Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (29)

Foto: Reprodução/Radio Metropole
Em entrevista à Rádio Metropole na manhã desta segunda-feira (29), a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz comentou os casos crescentes de racismo que vêm sendo noticiados recentemente De acordo com ela, este é um fenômeno mundial.
"Pesquisas mostram que a intolerância cresceu enormemente a partir de 2016. Racial, de gênero, de classe social e religiosa. Eu acho que isso é proporcional a esse movimento decolonial que nós estamos vivendo e ao movimento, muito importante, do ativismo negro. Isso afeta os países colonizados e colonizadores. Vão ter que rever sua história. O nosso presente ainda não fez as pazes com o passado. Vamos ter que rever esse situação", afirmou durante o programa Jornal da Metropole no Ar.
A antropóloga aproveitou a oportunidade para falar da imagem internacional brasileira. "Na época de [Jair] Bolsonaro [ex-presidente da República], ele não dialogava com ninguém, não tinha agenda com nenhum líder internacional de importância. Estamos tendo uma recuperação da nossa imagem [com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva] e isso é da maior relevância. Mas sabemos que eleição não é final de nada, é começo. Eu acredito que nós vamos em frente", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.