Quinta-feira, 05 de março de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

José Luiz Alquéres reflete sobre papel da ciência na sociedade: “Tem sido usada para afirmar o poder de uns sobre outros”

Rádio Metropole

José Luiz Alquéres reflete sobre papel da ciência na sociedade: “Tem sido usada para afirmar o poder de uns sobre outros”

Engenheiro lançou recentemente o livro “Uma Crônica da Ciência no Ocidente” e falou sobre a obra em entrevista à Metropole 

José Luiz Alquéres reflete sobre papel da ciência na sociedade: “Tem sido usada para afirmar o poder de uns sobre outros”

Foto: Reprodução/Rádio Metropole

Por: Metro1 no dia 09 de agosto de 2023 às 09:51

O engenheiro José Luiz Alquéres, em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metropole nesta terça-feira (8), refletiu a relação entre a ciência e o uso que a sociedade faz dela. Alquéres lançou recentemente o livro “Uma Crônica da Ciência no Ocidente”.

“Quando a gente reflete sobre a história da ciência, a gente percebe que foi usada primeiro para trazer conforto e segurança para o homem. Segundo, para prolongar a vida e curar doenças, mas o terceiro uso foi para matar e destruir. A ciência foi usada para afirmação do poder de uns sobre os outros. Então, entrei numa discussão sobre ciência e sociedade. Que tipo de ciência a sociedade precisa? A gente vem destruindo o mundo, o meio ambiente, tudo com apoio da ciência para os vetores do desenvolvimento”, afirmou.

Apesar de criticar a geração atual, Alquéres acredita no potencial de reverter esse quadro. "A ciência tem uma geração para consertar os efeitos negativos dessa procura, mas o problema não está na ciência, ela pode desenvolver o caminho das soluções. O problema é a gente querer [mudar], as pessoas precisam se engajar para isso. Apesar de não acreditar na geração atual, eu vejo os pequenininhos com uma consciência diferente, através do que estão aprendendo dos professores e com mais acesso à informação para ter condições de criar um mundo com viés mais construtivo”, ponderou.

“Eu estou fazendo 80 anos, e eu escrevi esse livro com a pretensão de abreviar o caminho de certas coisas que eu levei décadas para descobrir”, acrescentou.

Confira a entrevista na íntegra: