Rádio Metropole
Nara Costa explica saída do Arrocha e comenta polêmica envolvendo Cláudia Leitte: "ou segue a Cristo ou não segue"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Infectologista explica fenômeno das superbactérias que têm "colonizado" hospitais ao redor do mundo
As declarações foram feitas pelo médico Roberto Badaró durante o programa Jornal da Metropole no Ar, nesta segunda-feira (2)
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
Durante o Jornal da Metropole no Ar transmitido nesta segunda-feira (2), na Rádio Metropole, o infectologista Roberto Badaró comentou sobre um fenômeno que tem assustado a comunidade médica: as superbactérias resistentes aos antibióticos, que têm colonizado hospitais ao redor do mundo.
“Esse problema é delicado porque nenhuma indústria quis fazer um antibiótico novo, já que a bactéria desenvolve resistência rapidamente e aí não compensa o desenvolvimento de novas classes de antibióticos. Hoje nós temos pelo menos quatro bactérias que colonizam a maioria dos hospitais no mundo inteiro”, afirmou Roberto Badaró.
Segundo o infectologista, cerca de 30% dos hospitais no Brasil são colonizados por quatro bactérias principais: klebsiella, acinetobacter baumannii, estafilococos e escherichia coli multirresistente. Nenhuma delas respondem mais por antibióticos. “A gente precisa trabalhar muito para fazer programas e impedir que pacientes que vão se internar, para fazer uma cirurgia qualquer, se contaminem com uma bactéria dessa”, acrescentou.
Características das superbactérias:
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.