Rádio Metropole
Aos Fatos: Ana Paula Matos detalha projetos na Secult e Brasil suspende exportações de frango após caso de gripe aviária

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Não tem nenhum embasamento científico", médica critica procedimento de lavagem intestinal feito por ex-BBB
Glícia Abreu concedeu entrevista ao Jornal da Bahia no Ar 2ª Hora nesta terça-feira (27)
Foto: Reprodução/Youtube
A médica coloproctologista Glícia Abreu criticou, nesta terça-feira (27), o polêmico tratamento da hidrocolonterapia em entrevista à Rádio Metropole. O procedimento promete tirar restos de fezes acumulados no intestino humano e promover diversos benefícios.
A hidrocolonterapia ficou em evidência nas redes sociais recentemente após a ex-BBB e influencer Adriana Sant'Anna postar um vídeo em seu perfil no instagram se submetendo a técnica. No entanto, o procedimento é contraindicado pelos médicos.
“Esse procedimento não tem nenhum embasamento científico, não deve ser feita uma limpeza no intestino para retirar bactérias e fezes antigas. Não tem nenhum benefício, a única pessoa que vai se beneficiar é a terapeuta que está indicando. Essa lavagem tem um risco muito grande, de modificar a flora intestinal, pode provocar uma perfuração intestinal e levar à morte”, alertou Glícia Abreu.
A Sociedade Brasileira de Coloproctologia não reconhece e nem indica a prática assim como a lavagem com ozônio. De acordo com a coloproctologista, a prática de lavagem intestinal só é usada em casos específicos, quando o paciente apresenta necessidade.
“Existem indicações em pacientes que passam por colostomia, com o intestino que não funciona por problemas neurológicos”, disse.
O que pode causar alterações intestinais?
Ainda em entrevista, a médica comentou que o intestino pode sofrer alterações a partir de fatores como a ansiedade, o consumo de álcool e o adoecimento por arboviroses, como a dengue.
Segundo Glícia, a melhor forma de lidar com essas mudanças é manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e consumir água. “Eu sempre oriento ‘acrescente na sua dieta cereais, o psyllium,frutas, 30 ml a 50 ml de água por quilograma e faça atividade física’. A dieta é isso [...] Mas sempre lembrando que se você tem prisão de ventre associada a outros sintomas como sangramentos não trate sem avaliação médica”, concluiu.
Confira a entrevista na íntregra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.