Sexta-feira, 27 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"Salvador ainda tem muito oferecer ao povo preto", diz Silvio Humberto em Sabatina do JC

Rádio Metropole

"Salvador ainda tem muito oferecer ao povo preto", diz Silvio Humberto em Sabatina do JC

O vereador revelou ainda que seu partido, o PSB, trabalha para fazer dois ou três vereadores em Salvador

"Salvador ainda tem muito oferecer ao povo preto", diz Silvio Humberto em Sabatina do JC

Foto: Metropress/Carla Astolfo

Por: Metro1 no dia 29 de julho de 2024 às 19:21

Líder da Líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Silvio Humberto (PSB) comentou, durante a Sabatina do Jornal da Cidade nesta segunda-feira (29), sobre as eleições municipais deste ano, o apoio da base do governador Jerônimo Rodrigues à candidatura de Geraldo Jr. e os desafios do povo preto em uma cidade como Salvador.

Segundo Silvio Humberto, seu partido trabalha para eleger neste ano entre 2 e 3 vereadores em Salvador. “Digo sempre a meu partido, a gente precisa ser sempre audacioso. Ousadia com planejamento. O povo já diz: quem pensa pequeno realiza pequeno. O partido tem seu lugar, é o partido do vice-presidente”, disse o vereador.

Candidatura de Geraldo Jr.

Questionado sobre a candidatura de Geraldo Jr.(MDB) representando o grupo da base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues na disputa pela prefeitura de Salvador, Silvio Humberto afirmou que a escolha foi uma construção dentro de um colegiado de partidos e disse avaliaa como natural e “parte do jogo político” que alguns nomes apoiem mais do que outros a candidatura. 

“É natural porque as pessoas têm interesses, estamos lidando com partidos. Qual o partido que não quer o poder, não quer apresentar sua visão sobre a cidade? Todos querem. Isso é a democracia. É natural que você tenha essa correlações de força. O processo de escolha de Geraldo Jr. foi dentro de um colegiado de partidos. Agora depois de escolhido, você une as forças e caminha em defesa do que acredita que é melhor para a cidade”, afirmou. 

A cidade para a população preta

O vereador é uma das referências da luta da população preta pelo direito à cidade. Ele é, inclusive, fundador da cooperativa educacional voltada a jovens negros, semente do que hoje é conhecido como Instituto Steve Biko. Questionado sobre os avanço em Salvador dentro desta luta, Silvio Humberto disse que a cidade ainda pode oferecer muito à comunidade preta no quesito dignidade. “É uma cidade que você consegue gerar emprego decente? E isso consequentemente é enfrentar o racismo e o sexismo, que quando juntos formam uma espécie de tempestade perfeita das opressões. Essa cidade fica dando voltas como se fosse uma espécie de looping da desigualdade, onde você não consegue enfrentar adequadamente essas desigualdades e romper esse círculo vicioso da pobreza”, afirmou.

A pobreza é também, segundo o vereador, causadora da desinformação da população quanto à política e o voto. Na análise dele, é por isso que há essa facilidade para que exista uma espécie de mercado eleitoral nas mãos de lideranças comunitárias. “Quando você tem que trabalhar pela fome, dificilmente sua cabeça pensa. Você precisa discutir o que você acha das suas necessidades imediatas e estratégicas, “está bom, as suas palavras são muito bonitas, mas falta a cesta básica’”, afirmou.

Confira a sabatina na íntegra: