Rádio Metropole
“Eu tenho valores inegociáveis”: Ana Paula Matos reafirma lealdade a Bruno Reis e condiciona futuro no PDT

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Joaci Góes lembra transferência do centro financeiro de Salvador: uma das mais rápidas mudanças do mundo
Joaci Góes foi entrevistado na Rádio Metropole nesta terça-feira (27)
Foto: Isabelle Corbacho/Metropress
Advogado, jornalista e membro da Academia de Letras da Bahia, Joaci Góes tem um papel relevante na história recente de Salvador. Nesta terça-feira (27), Góes, que também é presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), contou sobre sua relação com a cidade e relembrou, em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar, como aconteceu a mudança do centro financeiro da capital, antes na região do Comércio e Centro, para a Avenida Luís Viana Filho (Paralela).
"Você sabe que no Brasil você não tem um exemplo de uma cidade tradicional, e eu não tenho memória no mundo, que tenha, em tão relativamente pouco tempo, transferido o centro comercial de séculos de uma região completamente para outra. Você vê aí que tem meninos de 20 anos que só conhecem a cidade baixa porque vão ali na Marina [...] você tem hoje um centro [financeiro] que de fato é um centro metropolitano, muito moderno. É a nossa Wall Street", contou.
Mostrei para ele um recorte de jornal que dizia "Joaci Góes vai ao Rio de Janeiro contratar Lúcio Costa'. Disse a ele que não podia voltar com as mãos vazias e ainda perguntei se ele não se sentia constragido com todo o prestigio internacional que tinha e ainda assim não ter uma obra significativa na Bahia", lembrou aos risos. O empresário recordou ainda que a resposta de Lúcio foi comparando sua insistência à de um jovem arquiteto que se ofereceu para trabalhar em seu escritório e até para pagar para atuar ali. Esse arquiteto, segundo Joaci, era Oscar Niemeyer.
"Mediei a reunião entre Lúcio e Clériston Andrade eAntonio Carlos Magalhães. E perguntaram a ele onde deveria ser o ponto ideal para botar o centro administrativo, ele disse, 'olha, já que vamos fazer esse bairro residencial importante aqui, que é Patamares, nada como colocar o centro do outro lado na vizinhança, tanto é quina com quina [Patamares e o Centro Administrativo], é uma emenda, só tem a paralela Avenida Luís Vianas Filho para separar", contou.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.