Rádio Metropole
Aos Fatos: Jornal Metropole enaltece o Dois de Julho na Bahia e Moraes suspende decretos do IOF

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
A importância da sociedade está na pluralidade, explica professor Waldomiro J. Silva Filho
O professsor também ressaltou a importância das pessoas de saírem de suas "bolhas" e escutarem os discursos distintos do que acreditam
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
A pluralidade é fundamental para a construção social. A fala foi feita pelo professor e filósofo Waldomiro J. Silva Filho em entrevista à rádio Metropole nesta quarta-feira (18). O filósofo explicou que apesar das divergências entre as pessoas, sejam elas políticas ou sociais, são elas que contribuem para o enriquecimento das discussões e crescimento social.
“Isso que chamamos de polarização, que na minha opinião não é algo ruim,é bom que tenhamos conservadores e progressistas, é bom que tenhamos direita e esquerda, não é ruim uma coisa dessas. Sociedades plurais precisam disso. Precisam de evangélicos, de ateus, de pessoas de candomblé, de pessoas católicas, judeus, é isso que faz a beleza em uma sociedade plural”, afirmou o professor.
O jornalista, entretanto, criticou que falta uma flexibilidade das pessoas que estão imersas em uma realidade, em uma escolha, de entenderem e escutarem outros pontos de vista.
“A polarização está se calcificando. Ou seja, uma pessoa de opinião ‘X’ não mudará de opinião diante de nenhum fato. Nenhum fato real atinge essas pessoas. Mas se eu fico em uma ‘bolhazinha’, a qualquer momento vem uma cadeirada porque o mundo envolve outras coisas. Então eu acredito que o problema seja essa. As pessoas que apoiam certos políticos desse naipe de Marçal, são pessoas que mergulham em um mundo fantasioso, de pura ilusão”, ressaltou.
Assista o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.