Quarta-feira, 02 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Basílica do Senhor do Bonfim celebra 280 anos com programação especial em 2025

Rádio Metropole

Basílica do Senhor do Bonfim celebra 280 anos com programação especial em 2025

A Sexta-feira da gratidão (27) conta com programação que incluiu 13 celebrações começando às 5h da manhã e encerrando às 18h

Basílica do Senhor do Bonfim celebra 280 anos com programação especial em 2025

Foto: Arquidiocese de São Salvador/André Machado

Por: Metro1 no dia 27 de dezembro de 2024 às 10:27

Atualizado: no dia 27 de dezembro de 2024 às 11:14

A Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, segue com uma agenda intensa de celebrações que reafirmam sua importância como centro de devoção e peregrinação. Em entrevista ao Jornal da Cidade nesta quinta-feira (26), o Reitor da Basílica, Padre Edson, detalhou que as comemorações seguem nessa sexta-feira da gratidão (27) com a programação que incluiu 13 celebrações, começando às 5h da manhã e encerrando às 18h, em uma escala que envolverá diferentes sacerdotes para conduzir as cerimônias. 

O reitor também informou que o ano de 2025 será marcado por comemorações especiais na Basílica.  "Para o ano de 2025, nós escolhemos o tema 'Amado Jesus Senhor do Bonfim nossa esperança há 280 anos entre nós'. O Papa Francisco declarou o ano de 2025 como ano de esperança, e são 2025 anos do nascimento de Jesus, um jubileu. E nós também estamos comemorando o jubileu dos duzentos e oitenta anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim. Então, o tema geral é desdobrado em sub-temas que são abordados cada noite da novena", comentou o reitor. 

O "Caminho da Fé", que fortalece o turismo religioso também foi abordado pelo reitor como uma via em desenvolvimento para conectar o Santuário de Irmã Dulce ao Santuário do  Senhor do Bonfim. "Com o passar do tempo [a região] vem precisando de alguma manutenção, ainda encontramos muito lixo, sobretudo nos totens, que são pontos de referência de oração. Moradores não se conscientizaram de que esse é um caminho santo de peregrinação e que aqueles pontos referenciais devem ser preservados". Ele destacou ainda a importância de esforços conjuntos entre a comunidade e o poder público para revitalizar o trajeto e fortalecer seu papel como produto turístico e espaço de devoção.

A tradição da Lavagem do Senhor do Bonfim está sendo organizada para reforçar a relevância cultural e espiritual do evento, atraindo fiéis e turistas. O reitor expressou esperança de que a Prefeitura continue investindo na preservação e ampliação da infraestrutura local, garantindo que o espaço se mantenha como um símbolo de fé e devoção para Salvador e o Brasil. Padre Edson também comentou sobre a possibilidade dos devotos ficarem mais próximos da imagem original do Senhor do Bonfim. "Da primeira sexta-feira do mês de julho até o dia 10 de agosto, a imagem, que está no altar mor, vai descer para que os fiéis possam venerar mais de perto e possam contemplar", contou.

Confira a entrevista: