Rádio Metropole
Aos Fatos: Trajetória de Pepe Mujica e Jerônimo discute futuro da ponte Salvador-Itaparica na China

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Mesmo com alta, brasileiro não abre mão do café, diz presidente da Assocafé
João Lopes Araújo concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (13)
Foto: Reprodução
Apesar da disparada nos preços do café, o consumo segue firme no Brasil. A avaliação é do presidente da Assocafé (Associação dos Produtores de Café), João Lopes Araújo, em entrevista concedida nesta terça-feira (13) à Rádio Metropole. Segundo ele, “com esse preço subindo, o povo deixa de jogar no bicho, mas tem que ter café”.
Araújo explicou que o aumento nos preços se deve a uma seca que atingiu, ao mesmo tempo, os principais países produtores do mundo. “Foi uma coincidência, Vietnã, Colômbia, Nicarágua, Costa Rica, Indonésia e Brasil tiveram seca ao mesmo tempo, e isso fez faltar café no mundo e fez chegar nesse preço exorbitante”, afirmou.
Segundo o presidente da Assocafé, o cenário de preços elevados deve continuar. “Café não vai diminuir preço ainda, porque o preço é em função do café que tem disponível no mercado”, disse. Araújo também comentou que, mesmo com a chegada das chuvas, a recuperação das lavouras não é imediata: “Quando a seca atinge uma lavoura de café não é na primeira chuva que ela se recupera”. Para ele, a expectativa é que a colheita entre o fim de maio e início de junho alivie a pressão sobre o consumo.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.