Quinta-feira, 15 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Mesmo com alta, brasileiro não abre mão do café, diz presidente da Assocafé

Rádio Metropole

Mesmo com alta, brasileiro não abre mão do café, diz presidente da Assocafé

João Lopes Araújo concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (13)

Mesmo com alta, brasileiro não abre mão do café, diz presidente da Assocafé

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 13 de maio de 2025 às 09:05

Atualizado: no dia 13 de maio de 2025 às 17:12

Apesar da disparada nos preços do café, o consumo segue firme no Brasil. A avaliação é do presidente da Assocafé (Associação dos Produtores de Café), João Lopes Araújo, em entrevista concedida nesta terça-feira (13) à Rádio Metropole. Segundo ele, “com esse preço subindo, o povo deixa de jogar no bicho, mas tem que ter café”.

Araújo explicou que o aumento nos preços se deve a uma seca que atingiu, ao mesmo tempo, os principais países produtores do mundo. “Foi uma coincidência, Vietnã, Colômbia, Nicarágua, Costa Rica, Indonésia e Brasil tiveram seca ao mesmo tempo, e isso fez faltar café no mundo e fez chegar nesse preço exorbitante”, afirmou.

Segundo o presidente da Assocafé, o cenário de preços elevados deve continuar. “Café não vai diminuir preço ainda, porque o preço é em função do café que tem disponível no mercado”, disse. Araújo também comentou que, mesmo com a chegada das chuvas, a recuperação das lavouras não é imediata: “Quando a seca atinge uma lavoura de café não é na primeira chuva que ela se recupera”. Para ele, a expectativa é que a colheita entre o fim de maio e início de junho alivie a pressão sobre o consumo.

Confira a entrevista na íntegra: