Rádio Metropole
Aos Fatos: Trajetória de Pepe Mujica e Jerônimo discute futuro da ponte Salvador-Itaparica na China

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Jornalista discute preservação de tradições do São João no interior baiano
Em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar desta quarta-feria (13), jornalista fala sobre tradições do interior baiano e destaca importância da festa para a identidade cultural
Foto: Metropress/Victor Ramos
As tradições juninas, especialmente no São João baiano, foram tema da conversa com a jornalista e escritora Amanda Mota durante o programa Jornal da Metropole no Ar, nesta quarta-feira (14). Ela compartilhou que o movimento de ida ao interior durante o São João não é só uma busca por festa: é reencontro com as origens.
Com o lançamento do seu livro “Nas Trincheiras da Alegria", ela revelou que, para muitos baianos, passar o período junino na roça significa retomar uma rotina de afeto, comida feita em casa e forró pé de serra. Para produção do seu livro, Mota precisou fazer uma visita a seis cidades do interior baiano para entender a cultura e evidenciar a efervescência do período.
“A gente vai pro interior porque é lá que o São João acontece de verdade. A festa ainda tem cheiro de fogueira, gosto de bolo de milho, e a casa da avó com todo mundo junto”, afirmou.
No seu livro, Amanda percorre cidades como Amargosa, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas, buscando registros que conectassem a sensação de estar no interior na infância à atualidade. Em Amargosa, por exemplo, encontrou na casa da diretora Zana Tourinho um forró familiar que resiste à lógica dos megashows, com fogueira na porta e cantorias antigas mantidas com orgulho.
“Escolhi esse título porque a música imortalizada por Gal Costa traduz o espírito da festa: todo mundo se enfeita, se encontra e celebra”, concluiu, ao explicar a escolha do nome da obra.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.