Quinta-feira, 22 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Projeto que garante canabidiol gratuito na Bahia aguarda sanção, diz Euclides Fernandes

Rádio Metropole

Projeto que garante canabidiol gratuito na Bahia aguarda sanção, diz Euclides Fernandes

Texto aprovado por unanimidade na Alba busca beneficiar pacientes de baixa renda; sanção do governador Jerônimo Rodrigues é o último passo

Projeto que garante canabidiol gratuito na Bahia aguarda sanção, diz Euclides Fernandes

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 21 de maio de 2025 às 18:02

O deputado Euclides Fernandes (PT) defendeu nesta quarta-feira (21), durante o Jornal da Cidade, a sanção do projeto de lei que cria a Política Estadual de Fornecimento de Produtos à Base de Canabidiol (CBD) na rede pública de saúde da Bahia. A proposta, de sua autoria, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e aguarda a decisão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“Estamos quase na reta final, faltando só a sanção do Poder Executivo”, disse o parlamentar. Segundo ele, o projeto “cuida de saúde acima de tudo, principalmente para as camadas de pequeno poder aquisitivo”, ao garantir o acesso gratuito ao tratamento com cannabis medicinal para pacientes que não têm condições de arcar com os altos custos do produto.

Fernandes lembrou que, desde 2015, a Anvisa já autoriza a importação de medicamentos à base de cannabis. No entanto, o processo continua caro e burocrático, o que dificulta o acesso para muitas famílias. “Fica uma situação delicada da pessoa ter que esperar para adquirir esse medicamento, numa situação de necessidade urgente”, criticou.

O deputado explicou que, após a aprovação em plenário, o projeto seguiu para a sanção do governador, que tem até 15 dias úteis para aprovar ou vetar o texto. Caso haja veto, a proposta retorna à Alba, que pode manter ou derrubá-lo. “Esperamos que se transforme em lei e passe a fazer parte da ordem jurídica baiana”, concluiu.

Confira a entrevista completa na íntegra: