Rádio Metropole
"Não se esperava essa violência", diz professor sobre ataques de Trump às universidades

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Médico destaca importância da produção de remédios a base de cannabis no Brasil
O médico concedeu entrevista ao programa Bom Dia com Mário Kertész nesta segunda-feira (02)
Foto: Foto: Reprodução/Youtube
O médico infectologista, Roberto Badaró, falou sobre os efeitos do uso do canabidiol na medicina. A Cannabis sativa,conhecida como maconha, é uma uma planta que possui vários compostos com efeito analgésico, anticonvulsivante e tranquilizantes cientificamente comprovados e age em diversas áreas do corpo. Ela pode ser utilizada para doenças como Parkinson - aliviando os tremores, rigidez muscular, a memória e até mesmo o humor - , epilepsia, Alzheimer, esclerose múltipla, dores crônicas e ansiedade.
Em entrevista ao Bom Dia com Mário Kertész nesta segunda-feira (02), o profissional destacou os valores altos de um frasco da substância e reforça como o novo plano do governo federal vai ajudar quem precisa. Aprovado em maio deste ano, o Plano de Ação para Regulação e Fiscalização do Acesso a tratamentos com fármacos à base de cannabis, que autoriza a produção no Brasil para fins exclusivamente medicinais e científicos, garantindo o acesso a quem precisa.
“Um frasquinho custa de 600 a 800 reais. É inviável. Na hora que tiver a produção nacional, isso vai cair de preço e vai ficar muito mais fácil o controle. Vai permitir que farmácias de fitoterápicos do SUS possam elaborar os produtos”, disse Badaró.
O médico reforça que apenas médicos e dentistas podem prescrever a substância. O produto se apresenta de várias formas, tanto em óleo - mais comum -, como injetável, em concentrações diferentes de acordo com a necessidade do paciente.
Confira a entrevisra na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.