Rádio Metropole
“Eu tenho valores inegociáveis”: Ana Paula Matos reafirma lealdade a Bruno Reis e condiciona futuro no PDT

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Janio de Freitas aponta desequilíbrio causado pelo Congresso com ação fora da Constituição: “saiu dos seus limites”
Durante o Três Pontos desta quinta-feira (3), Janio de Freitas criticou o avanço do Congresso sobre verbas do Executivo e alertou para desequilíbrio instituciona
Foto: Reprodução/Youtube
O confronto entre Executivo e Congresso em torno do controle das verbas públicas e do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) foi analisado pelo jornalista Janio de Freitas no programa Três Pontos, desta quinta-feira (3). Segundo ele, a ofensiva do Legislativo sobre o orçamento e as emendas parlamentares originou uma crise institucional que está sendo erroneamente tratada como disputa política. Freitas afirmou que o presidente Lula apenas reagiu ao avanço do Congresso, e não iniciou a “briga”, como tem sido sugerido por parte da imprensa.
“Tem sido chamada de crise política, mas há um problema institucional sério aí, porque o Congresso saiu dos seus limites e voltou a sair com a mesma ou até maior gravidade, agora, quando lançou um decreto legislativo para anular um decreto do Executivo. O Senado e a Câmara, ou senadores e deputados, não têm poder para impedir esse ato do Executivo”, disse.
Para o jornalista, há um esforço deliberado de distorção da realidade, sustentado por uma imprensa alinhada aos interesses do mercado. Ele apontou que a narrativa de que o governo quer aumentar impostos ignora o contexto: o Congresso tem corroído o orçamento com emendas bilionárias, dificultando a gestão pública. A reação ao decreto que amplia o IOF expõe essa disputa de poderes travestida de crítica fiscal.
“A mídia toda tem jogado nessa de ‘chega de impostos’, por meio de editoriais e títulos que induzem essa visão, que é a visão do empresariado influente, do empresariado rico”, concluiu o jornalista Janio de Freitas.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.