Sábado, 26 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Janio de Freitas aponta que ações de Trump revelam verdadeira face dos norte-americanos: “É da índole deles”

Rádio Metropole

Janio de Freitas aponta que ações de Trump revelam verdadeira face dos norte-americanos: “É da índole deles”

Durante o Três Pontos desta quinta (24), jornalista criticou romantização dos EUA e revelou como desenvolveram esse imaginário ao mundo

Janio de Freitas aponta que ações de Trump revelam verdadeira face dos norte-americanos: “É da índole deles”

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 24 de julho de 2025 às 12:35

O papel dos EUA na política global e a imagem de “nação bondosa” construída por eles mesmos foram criticados pelo jornalista Janio de Freitas, durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (24). Segundo ele, o presidente Donald Trump escancarou a verdadeira índole do povo americano, desmontando o mito hollywoodiano do país justo e solidário.

"Tenho a impressão de que, por pior que sejam as coisas que o Trump tem feito ao mundo, ele tem prestado um serviço involuntário. Ele está mostrando que, na verdade, os Estados Unidos são, em relação aos seus vizinhos, aliados, inimigos, à humanidade, um país benemérito, indiferente à sorte alheia. Nesse sentido, o Trump criou slogans muito sinceros, muito verdadeiros: América de mil e o resto que se dane. Nesse sentido, a utilidade do Trump é enorme para aqueles que não têm medo de ver, de concluir e de tomar posição a partir do que veio e do que concluem”, disse.

Para Janio, a imagem do “americano bonzinho”, cantante e dançante foi inventada pelos próprios Estados Unidos, exportada por Hollywood e internalizada pelo mundo. O jornalista apontou que essa ilusão ignora a lógica imperialista do poder americano, refletida tanto na política externa quanto no apoio interno a líderes como Jair Bolsonaro.

“Porque essa é a índole do poder americano. É a índole daqueles a quem os americanos levam para o poder. Como aqui chegou-se a aproximação com isso, com o apoio ao bolsonarismo e, particularmente, à pessoa de Jair Bolsonaro. Esse desatinado, esse sujeito cruel, esse sujeito capaz de desrespeitar, de desconsiderar todos os esforços que se tem feito desde o final da ditadura para construir uma democracia no Brasil”, concluiu.

Confira o programa completo: