Rádio Metropole
Ex-presidente da ABI comenta cenário atual para jornalistas: “nunca foram tão atacados e desqualificados”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Esclerose múltipla atinge três mulheres para cada homem, alerta neurologista
Doença afeta três mulheres para um homem, diz especialista

Foto: Metropress
O neurologista Daniel Abreu esclareceu que mulheres têm mais chances de serem acometidas por esclerose múltipla que homens, por ser uma doença autoimune. Em entrevista ao Metropole Saúde, nesta terça-feira (19), o médico ressaltou que a doença costumar surgir entre os 20 e 40 anos de idade e a gestação, segundo ele, em algumas mulheres, pode servir como uma protetora, na presença da doença.
“A esclerose múltipla é uma doença autoimune, este tipo de doença tem uma predileção pelo sexo feminino. A gente estima que a doença afete cerca de três mulheres para um homem. A faixa etária do surgimento é mais jovem, é uma doença que surge entre os 20 e 40 anos de idade”, disse o neurologista.
Uma mulher que tem esclerose múltipla, caso queira ter um filho, precisa adotar uma série de estratégias com seu médico, desde definir o melhor momento para a gestação até a manutenção das medicações, pois há determinados medicamentos que não são seguros para serem usados durante a gravidez. “Tudo isso deve ser conversado, deve ser planejado”. Apesar disso, é possível ter uma gestação tranquila, mesmo com a enfermidade.
“Muitas vezes, o que pode acontecer é uma gravidez indesejada durante o uso de determinada medicação, isso precisa ser conversado para descontinuar determinado remédio. Existem opções seguras de medicamentos que podem ser usados. Em uma porção das mulheres, a gestação acaba sendo uma protetora, por questões relacionadas ao sistema imunológico”, completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.