Rádio Metropole
Fafá de Belém relembra como foi posar nua para a Vogue: “A sensualidade está atrás de véus”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Daniel Aarão Reis critica democracia brasileira e atuação do Judiciário: “Nossa democracia tem várias limitações”
Professor emérito da UFF também defendeu a punição a militares envolvidos em conspirações golpistas
Foto: Reprodução/YouTube
O historiador Daniel Aarão Reis, professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF), criticou o sistema democrático brasileiro durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar nesta segunda-feira (18). Especialista em história política, ele destacou que a desigualdade social ainda impede a consolidação plena da cidadania no país.
Segundo Aarão Reis, enquanto a classe média conquistou direitos básicos, a população pobre continua sem acesso efetivo a garantias fundamentais, o que fragiliza a democracia. “Nossa democracia tem várias limitações. Uma grande limitação é a desigualdade social. Há uma parcela imensa da população que são verdadeiros cidadãos de segunda classe”. Para o historiador, apenas políticas de redistribuição de renda poderiam ampliar a cidadania.
O professor também criticou a atuação do Judiciário, classificando-a como “um escândalo”. “A maneira como se comportam, tomam decisões incongruentes, fazem o que querem e ganham salários astronômicos”, afirmou.
Ele defendeu ainda que os oficiais generais envolvidos em conspirações golpistas não sejam anistiados, para evitar a repetição de ataques às instituições. Ressaltou, porém, a necessidade de dosar as penas de acordo com a relevância da participação de cada envolvido nos atos.
Ao comentar sobre a influência externa, Aarão Reis afirmou que parte da sociedade brasileira encara os Estados Unidos como modelo democrático, o que, em sua visão, contribui para distorções na compreensão do próprio processo democrático no Brasil.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.