Sábado, 13 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Coordenadora do SAC detalha novo RG e faz alerta sobre golpes envolvendo o documento

Rádio Metropole

Coordenadora do SAC detalha novo RG e faz alerta sobre golpes envolvendo o documento

Cecília Pereira explica atendimento híbrido, validade do documento e acesso à versão digital

Coordenadora do SAC detalha novo RG e faz alerta sobre golpes envolvendo o documento

Foto: Taís Lisboa/Metropress

Por: Metro1 no dia 12 de setembro de 2025 às 18:00

Atualizado: no dia 12 de setembro de 2025 às 18:50

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional tem sido alvo de queixas de cidadãos que relatam dificuldade de agendamento no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Em entrevista ao Metropole Mais nesta sexta-feira (12), a coordenadora do serviço, Cecília Pereira, destacou os desafios relacionados à emissão do documento e alertou para golpes envolvendo ele.

“Estamos desde o dia 10 em todos os Sacs com atendimento híbrido, justamente porque a procura é muito grande. Mas o RG antigo continua válido até 2032”, explicou Cecília, ressaltando que a rede SAC tem tentado ampliar gradualmente a oferta de cotas para atender a demanda.

A coordenadora alertou sobre a circulação de informações falsas com uma suposta cobrança para a primeira via do documento. “Isso não existe. A primeira via continuará gratuita em qualquer tempo”, reforçou.  A  coordenadora também informou que a nova identidade será capaz de reunir informações como CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, nome social e dados de saúde, acessíveis na versão digital.

O novo RG possui prazos de validade, definidos para atualizar os dados e prevenir fraudes, que variam conforme a idade: de 0 a 11 anos incompletos, o documento tem validade de 5 anos; de 12 a 59 anos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a carteira não expira.

Plataformas

Existem duas plataformas relacionadas à documentação: a BA.Gov.br, que reúne os serviços do governo da Bahia, onde é possível fazer o agendamento e acessar informações e orientações sobre o serviço; e a Gov.br, onde a versão digital da carteira é disponiblizada de forma eletrônica. 

Confira a entrevista na íntegra: