Terça-feira, 23 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Especialista em estresse alerta para o impacto de relações tóxicas como fatores estressores

Rádio Metropole

Especialista em estresse alerta para o impacto de relações tóxicas como fatores estressores

Walter Viterbo explicou como escolhas podem ser importantes para evitar o estresse causado por relações inevitáveis

Especialista em estresse alerta para o impacto de relações tóxicas como fatores estressores

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 22 de setembro de 2025 às 19:13

Atualizado: no dia 22 de setembro de 2025 às 19:14

O Dia Nacional do Combate ao Estresse será nesta terça-feira (23) e tem objetivo de conscientizar sobre autocuidado e um olhar mais atento aos fatores estressores, pois podem se tornar um risco para a saúde mental e também físico. O especialista em estresse, Walter Viterbo, em entrevista ao Metropole Saúde desta segunda-feira (22), apontou que relacionamentos podem ser um destes fatores que podem adoecer pessoas, quando eles têm caráter tóxico.

Algumas relações são escolhas, é possível evitar determinados fatores estressores, porém há outras que são inevitáveis, portanto, é preciso lidar com elas. "Tem algumas coisas que você pode resolver e tem outras que você tem que administrar. Você pode escolher a pessoa que está com você, mas não pode escolher seu cunhado, sua sogra. Você pode escolher seu trabalho, mas nem sempre seu colega de trabalho. Pode escolher estar num ambiente, mas tem um amigo do amigo que não é saudável", disse Walter Viterbo. Porém, a escolha que é possível fazer, pode prevenir a que não é possível.

O médico citou utilização de remédios para tratar o estresse, pois isso significa que os usuários chegaram a níveis críticos de estresse. Ele recomendou a utilização de práticas complementares, como mindfulness, acupuntura, ioga, hack, meditação e hipnose. "Tudo que você puder fazer, não medicamentoso, para desestressar, é sempre útil".

Também acupunturiatra, Walter Viterbo falou sobre a importância da acupuntura no combate ao estresse e julgou a prática complementar como grande aliada no processo. O corpo responde aos estímulos da ação e libera neurotransmissores, como endorfina, que diminuem o nível de adrenalina e cortisol.

Confira a entrevista na íntegra: