Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Rui Falcão garante que bancada do PT votará contra PL da Dosimetria: "é uma anistia meia boca"

Rádio Metropole

Rui Falcão garante que bancada do PT votará contra PL da Dosimetria: "é uma anistia meia boca"

O deputado comentou ainda a reputação da Câmara dos Deputados diante da aprovação de determinados projetos

Rui Falcão garante que bancada do PT votará contra PL da Dosimetria: "é uma anistia meia boca"

Foto: Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 07 de outubro de 2025 às 11:13

Atualizado: no dia 07 de outubro de 2025 às 11:47

O ex-presidente do PT e deputado federal Rui Falcão (PT-SP) afirmou que o PL da Dosimetria é uma “anistia meia boca” e que o Partido dos Trabalhadores se colocará contra o projeto durante a votação. O PL propõe a redução de pena para os condenados pela tentativa de golpe de Estado e o relator do projeto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), defende a votação ainda nesta semana. 

Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, ele disse que os defensores da medida não querem perdão, mas sim voltar a atacar a democracia. “Na verdade é mais uma tentativa de colocar o Bolsonaro no circuito”, destacou Falcão. A garantia de que a bancada do PT votará contra o projeto vem após o partido ter se dividido na votação da PEC da Bandidagem na Câmara dos Deputados, mesmo após orientação de voto contrário ao texto. No episódio, 51 deputados federais do partido foram contra a PEc, enquanto 12 surpreenderam ao votar a favor.

"Acho que eles [defensores do PL] não querem perdão, eles querem um habeas corpus, um salvo conduto para voltar a atacar a democracia brasileira. Então, a nossa bancada vai votar contra. O governo do presidente Lula já se manifestou. E mesmo que isso venha a ser aprovado aqui na Câmara, tem que ir para o Senado, o presidente pode vetar, ainda tem ação do Supremo. Então, acho que é mais um movimento de fazer espuma, que espero eu não venha prosperar", disse.

Rui afirmou que a reputação da Câmara dos Deputados está ruim e que os próprios integrantes desmoralizaram a Casa ao defender projetos como a  PEC da Blindagem. Ele destaca que discussões, posicionamentos exaltados e leis que favorecem os parlamentares, fragilizam a imagem da Câmara. 

“Quanto mais a população acha que o Congresso é inimigo do povo, mais se estimula a antipolítica. Precisava ter uma recuperação da imagem. Aprovar por unanimidade o fim do imposto de renda para quem ganhar até R$5 mil e começar a taxar os super-ricos, isso nos valoriza perante a população porque ela é beneficiada. Agora, algazarra, bagunça, agressões e projetos que criam privilégios para os deputados, isso joga contra nós”, disse o parlamentar.

Confira entrevista completa: