Rádio Metropole
Aos Fatos: Presidente da Fieb comenta impacto do tarifaço e Lula lança Carteira Nacional Docente

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Carla Akotirene fala sobre encarceramento feminino em livro "Ó paí, prezada!"
Pesquisadora e doutora em Estudos de Gênero pela UFBA, denuncia como mulheres negras são privadas de liberdade muitas vezes por proteger familiares e como o sistema penal falha ao tratar violência dentro das prisões
Foto: Taís Lisboa/Metropress
A pesquisadora e escritora Carla Akotirene, doutora em Estudos de Gênero pela UFBA, comentou sobre o seu penúltimo livro "Ó paí, prezada!", no Jornal da Cidade, nesta quarta-feira (15). A obra trata do encarceramento feminino, com ênfase nas experiências de mulheres negras.
"Quando a gente fala de genocídio do negro no Brasil, a gente se atenta ao cenário da violência letal contra os nossos jovens homens negros. Mas a gente esquece que as mulheres negras também estão privadas de liberdade, muitas vezes em consequência de proteção dos seus filhos, seus irmãos”, afirmou.
Akotirene relatou que, em 2010, em sua dissertação de mestrado, esteve no Conjunto Penal Feminino de Salvador para analisar as regras mínimas de tratamento de presas e a lei de execução penal. Segundo a pesquisadora, essa aproximação da lógica doméstica ao ambiente prisional gera interpretações contraditórias por parte do Estado e dos agentes, com consequências diretas para a proteção das presas.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.